segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Vixi!

Dizem que julho, agosto e setembro são os três meses ruins para a aviação. Coincidência ou não, foram nesses meses que tivemos acidentes horríveis: Concorde da Air France, o terrível Airbus da TAM que saiu da pista em Congonhas, o recente MD-82 da Spanair, o 11 de setembro, enfim, pencas de acidentes horrorosos (e você pode encontrar um database completo aqui).

Ontem tivemos o Boeing 737 da Itek Air, que espatifou-se após uma decolagem seguida de um retorno ao aeroporto, devido a um prublema técnico ainda não especificado. A aeronave partiu de Bishkek, capital do Quirguistão, e seguia para Teerã. Tinha 90 pessoas a bordo e, até agora, 68 mortes confirmadas.

A Itek Air é uma companhia aérea quirguiz. Uma das muitas companhias aéreas que são proibidas de voar para a União Européia. E não, isso não é paranóia de europeu. Isso significa que as tais companhias não obedecem a padrões técnicos necessários estabelecidos nas normas de segurança internacionais aplicáveis. Isso significa que você, leitor amigo, não gostaria de voar em uma delas.

A lista pode ser encontrada no site da Comissão Européia, em português. A maioria das empresas pertencem a República Democrática do Congo e a outros países africanos que não são destinos turísticos favoritos da maioria dos brasileiros. Mesmo assim, é bom que você veja essa lista, afinal, tive algumas surpresas (como a TAAG, empresa angolana que liga o Rio de Janeiro a Luanda; Ariana Afghan Airlines, que está proibida mas, de acordo com o site da empresa, voa para Frankfurt; uma coleção de empresas ucranianas e indonésias).

Logo, se você planeja viagens com destino a algum desses países, tenha em mente quais companhias aéreas possam ser uma bela de uma uruca. Isso vale para os que planejam uma viagem dos sonhos na Indonésia, afinal, a lista é extensa por lá - nem a Garuda Indonésia escapou.

7 comentários:

Celso Dossi disse...

Vixe, vou voar de Ocean Air semana que vem e já tô com o cu na mão, imagina nessas :D

Carol by Carol disse...

Oiii lindaaa saudades de você

da ate medo destes semi tecos-tecos heuahuahua

vou de emirates :) é seguro ne?
bjss

Gui disse...

Depois que eu vi essa lista ha um tempo, nunca mais olhei pra lojinha da TAAG na Av. Presidente Vargas com os mesmos olhos...

Amanda disse...

Sabia que a um tempo (mais ou menos dois anos) atrás cogitou-se a hipótese de banir a PIA daqui dos Emirados por esses motivos? Pois é...

Alexandre Lucas disse...

Na verdade acho que só coincide com o verão no hemisfério norte e o número aumentado de vôos.

Sarah disse...

Menina tenho pavor de avião. Voar eu vôo, mas só à base de remedinhos para dormir. Eu sei que corro mais risco de morrer em casa estatelada no box do banheiro, mas sabe como é... Se um dia o avião cair eu estarei completamente desacordada. Morrer dormindo mesmo que o avião exploda!

Tony Goes disse...

Mas a TAAG voa para Lisboa e Paris! Tá lá no site deles...

Template exclusivo para este blog encomendado no Templates da Lua